Exposição Corcunda de Notre Dame

Este conjunto de ilustrações foi para a Exposição “O Corcunda de Notre Dame” – em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

“Publicado em 1831, por Victor Hugo, a história se passa em 1482, portanto na Idade Média, tendo por cenário a Catedral de Notre-Dame e seu entorno, onde convivem membros do clero e da nobreza, para quem ciganos, mendigos, pessoas com deficiências, doentes e ladrões são uma ameaça.
A obra gira em torno de Quasímodo, um homem corcunda, deformado e sujeito a maus tratos, que vive recluso na Notre-Dame.
Uma história emocionante repleta de ação e romance, que também nos faz pensar sobre o preconceito e a discriminação para com as pessoas com deficiência e os demais excluídos da nossa sociedade.
Esta exposição faz breve relato sobre como a maneira de ver e tratar as pessoas com deficiência evoluiu ao longo do tempo, da pré-história até hoje.”

Tive total liberdade para sugerir as cenas e escolher a técnica a ser aplicada. Os desenhos eram feitos a lápis e papel, arte-finalizados em nanquim e escaneados. Então o processo passa a ser todo digital. A peça final, impressa, se transforma em um painel com um efeito 3D – onde o personagem principal na ilustração é recortado e aplicado em outro suporte, destacando-se do cenário.

Corcunda CORCUNDA_VICTORHUGO cristianismo GRECIA_ESPARTA_f idade_media IDADE_MODERNA_f prehistoria roma sec_XIX sec_XXI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: